Fotografo: Secom/VG
...
Saúde e Qualidade de Vida

 
 
 
A conscientização de hábitos saudáveis vem acontecendo gradativamente na população. Incluindo a forma de se alimentar, o quanto é necessário exercitar o corpo e manter o equilíbrio da mente. Pensando nisto a Prefeitura de Várzea Grande em parceria com a Câmara de Vereadores inaugurou no início da noite dessa quarta-feira, 26 de junho, o “Espaço Fit 1 VG” no Residencial Alice Gonçalves. 
 
Uma verdadeira academia ao ar livre, com direito a dez equipamentos cárdio, fitness e funcionais, pista de caminhada, quadra de concreto para aulas de exercícios aeróbicos e de ginástica rítmica, jardim, iluminação e pintura novas. Um investimento municipal na ordem de R$ 150 mil que revitalizaram 930 metros quadrados através de uma força-tarefa das secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Viação, Obras e Urbanismo; e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
 
“Esse projeto não somente revitalizou a praça do bairro valorizando os imóveis ao entorno, como também irá tratar da saúde e do lazer das famílias que aqui residem. O ‘Espaço Fit 1 VG’ é o primeiro de muitos espaços fitness que queremos implantar em Várzea Grande com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas e garantir uma vida mais saudável, não somente fisicamente, mas também com segurança e integração da comunidade”, declarou a prefeita Lucimar Sacre de Campos durante a inauguração.
 
A Chefe do Executivo Municipal também explicou que o espaço foi idealizado com um propósito inovador, que permite a utilização de equipamentos e, também da comunidade poder se organizar para trabalhar com aulas de aeróbica ou ginástica, a exemplo do projeto social ‘Caminhada Saudável’ desenvolvido em parceria com o Poder Legislativo, onde a Prefeitura cede o professor de educação física. “Essa disponibilidade de desporto e lazer próximo às residências familiares permite aos seus moradores praticar atividades físicas diariamente, passear com as crianças, encontrar os vizinhos, com comodidade de logística, segurança, em um espaço de qualidade”, completou a prefeita Lucimar Campos.
 
De acordo com o vereador Pedro Paulo Tolares, autor e organizador do projeto social ‘Caminhada Saudável’, o novo espaço será essencial para a continuidade do projeto bem como para incentivar outras pessoas a participarem. “Posso afirmar que a revitalização dessa praça que hoje se transforma no ‘Espaço Fit 1 VG’ só foi possível porque temos uma prefeita comprometida com a sociedade várzea-grandense e preocupada em proporcionar bem-estar a todos. A comunidade local não ganhou apenas uma praça nova, ganhou um espaço de convivência e integração”.
 
Ainda segundo o vereador, o ‘Espaço Fit 1 VG’ no Residencial Alice Gonçalves irá beneficiar outros oito bairros próximos e que a comunidade local já é atendida através do ‘Caminhada Saudável’ com cerca de 300 participantes, sempre às segundas e quartas-feiras das 18h às 19h. “Também já executamos há quatro anos o mesmo projeto nos bairros Parque do Lago, Jardim Glória II, Ouro Verde, Mapim e Jacarandá”, elencou o idealizador do projeto social ‘Caminhada Saudável’.
 
Para o titular da pasta de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, o “Espaço Fit 1 VG” vem para somar com as demais ações da gestão municipal para melhorar a qualidade de vida da população. Os secretários de Viação, Obras e Urbanismo, e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Luiz Celso de Moraes Oliveira e Breno Gomes, respectivamente, destacaram em suas falas o momento de crise financeira que afeta o país, e que mesmo diante dessas dificuldades a gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos, não para de trabalhar e garantir importantes obras para o Município e sua população.
 
Antes de encerrar a inauguração com uma volta na pista de caminhada, a prefeita Lucimar Sacre de Campos declarou que o espaço de desporto e lazer será completo com a entrega do complexo esportivo que está sendo construído ao lado da praça e promete ser o maior do Estado de Mato Grosso, na modalidade. “Trata-se de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) concebido pelo Ministério do Esporte e ofertará ginásio poliesportivo com arquibancada para até 122 pessoas, área de apoio com salas para administração, professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público, quadra externa, entre outros equipamentos públicos esportivos qualificados, que irão incentivar a iniciação esportiva e retirar muitos jovens da vulnerabilidade social”, anunciou a gestora.
 
As irmãs Maria Neide Adriana da Silva, 47 anos, e Maria Adriana da Silva, 59 anos, foram conferir a inauguração do “Espaço Fit 1 VG” e estavam ansiosas para fazer a primeira aula do projeto social ‘Caminhada Saudável’ no novo local. “Ficou ótimo, muito bonito e acredito que muitas outras pessoas vão querer fazer ginástica conosco, o espaço vai ficar pequeno”, declarou Maria Neide que já se exercita em grupo há pelo menos três anos.
 
O jovem Carlos Otávio Gonçalves de Arruda, 16, foi um dos primeiros a chegar e elogiou a iniciativa. “Ficou ótimo. Eu e meus amigos gostamos bastante. É bom ter um lugar bacana para encontrar os colegas, jogar bola, apostar corrida. Antes a praça ficava abandonada, agora com certeza iremos frequentar”, afirmou.
 
As amigas Jucélia Gonçalves, Zózima Augusta de Ribeiro, Greice Daiana e Tacilene Bequelina, integrantes do projeto social ‘Caminhada Saudável’ disseram que o melhor do projeto é praticar exercícios entre amigas. “Se exercitar tem um saldo muito positivo, além de resultados para o corpo, proporciona leveza para a mente, mas é importante para mim porque mudou minha rotina alimentar e social, pois tenho a companhia das minhas amigas”, declarou Jucélia. 
 
“É importante ressaltar que além de emagrecer nós temos acesso a dicas de alimentação mais saudáveis, e o projeto garante a aferição de pressão e glicemia, alem de ter após a prática das atividades, mesa farta de frutas, com profissionais explicando a necessidade de mudarmos os hábitos alimentares para mais saudável possível. Um projeto completo na minha opinião”, disse Greice Daiana.
 
Também participaram da solenidade de inauguração os vereadores Nilo Campos e Edilei Cesaro, o vice-prefeito José Hazama e os secretários municipais Kalil Baracat (Governo), Evandro Homero Dias (Defesa Social e comandante da Guarda Municial), José Roberto Amaral (Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo), Pablo Pereira (Administração), Pedro Marcos Campos de Lemos (Comunicação), Breno Gomes (Serviços Públicos e Mobilidade Urbana), Luiz Celso de Morais ( Viação, Obras e Urbanismo), população em geral, moradores do Residencial Alice Gonçalves e dos bairros adjacentes.